segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

o rock e a música nos 00


       Bom, decidi fazer um post sobre música. Mais precisamente sobre rock, o melhor e mais amplo e diverso tipo de música que há! Desde o seu surgimento a partir do blues nos anos 50 nos EUA, o rock evoluiu ese construiu e dividiu nas mais diversas formas, sendo reciclado e repensado sempre, o que gerou as muitas vertentes que temos hoje. Cada década do século XX teve seus estilos musicais mais marcantes, que rotularam de certa forma suas respectivas décadas. Terminado o século XX, chegamos ao século XXI (é, o mundo não acabou e não vejo nenhum carro voador) e, exatamente neste momento, já se vive o começo dos anos 10. Uma década inteira do novo século se foi e uma das perguntas que ficam é: O que os anos 00 trouxeram de novo à música ou Quais os estilos que marcaram a década?
      Essa é uma questão delicada, mas pode se resumir numa simples resposta: Não trouxe muito de novo não.
      Tivemos bandas de Rock Alternativo. Rock Alternativo esse que foi o mais próximo do rock que as "novidades" dos anos 00 puderam trazer. Um rock nada pesado, simples e sem grandes inovações. Não que o som não fosse bom, gostoso de ouvir, mas não foi nada que ninguém nunca tenha feito antes, mesmo que em outro contexto. O que foi uma decepção, uma vez que os roqueiros poderiam abusar das belezinhas produzidas no passado, se apegar a referências e a partir delas trazer algo novo. Há muito material desse século que se foi para ser trabalhado e repensado. Mas não, todas essas bandas soaram muito parecidas umas com as outras, tocando algo simples e já obsoleto, já arcaico.
     Na música pop,  essa década começou com a adoração da garotada às supostas bandas Emo, suposta vertente do rock. Músicas deprimentes, misturando Pop Rock, Baladas Românticas e um pouco de hardcore. Esse Emo que tanto fez sucesso não foi o Hardcore emotivo préexistente, mas muitooo pior, sendo uma versão mais pop, mais superficial e, ao desenrolar de sua popularidade, mais batida! A febre foi tanta que chegamos a ter bandas emo no Brasil! Destacam-se ainda as melosas músicas, a black music que raramentre questiona alguma coisa, com minas muito gatas e "rappers" com cara de mal sem nada em comum cantando juntos, seguidores da fórmula Britney Spears, bandas que eram de rock cada vez mais pop... Nada musicalmente relevante. 

        Em meio a essa mesmice, houve certas experimentações, um caso ou outro de tentativa de buscar o novo em cima de influências diferenciadas. Como o White Stripes, a dupla com músicas que bebiam tanto do blues quanto do punk. O Mars Volta...influenciados por jazz, progressivo, punk, com músicas de durações muuuito variadas. Entre outras, raras excessões em meio a mesmice musical da década..
                 É, essa década foi fraca. Se criou e recriou tanto no século XX, mas, por alguma razão a geração XXI parece querer parar no tempo. Mas é claro que existem muitas bandas da atualidade escondidas por trás da divulgação midiática, meu conselho é ir atrás das excessões, ir atrás do underground, deve ter muita coisa louca por aí...e, claro, pra quem estiver disposto, levantar a bunda da cadeira e ir fazer música. Se quem está aí não quer inovar, vamos nós lá tentar reinventar a música! Vale a pena tentar...imagine ser o próximo Ícone do Rock! Uma boa, hein? rss
     

Um comentário:

  1. interessante, um texto tratando do rock da ultima decada, um tanto quanto inespressívo e nada inovador, apenas com pequenas epidemias de 'emo', 'seguidores de britney' entre outros, mas no fim o autor deu uma de pop 'quem saber ser o novo idolo do rock' heheheh

    ResponderExcluir