quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

a beleza do show de rock

       Cada pessoa tem sua maneira de ver o mundo. Cada um de nós tem uma visão política, uma doutrina ética, uma religião, gostos distintos pelas mais diferentes coisas e uma maneira própria de levar a vida e lidar com trabalho, família, relacionamentos amorosos, etc. E são essas milhares de diferenças entre nós que muitas vezes nos separam, impedindo uma união de todos em prol de um suposto bem maior. E quanto mais a população mundial cresce, mais os conflitos nas mais variadas escalas se agravam. Países se fragmentam em países menores, povos disputam com outros povos e alcançar a paz mundial parece ainda mais remoto do que antigamente. O fato é que a paz não existe porque existe um jogo e choque de interesses, tanto mundialmente quanto na menor escala imaginável.
       Poderia discutir aqui esses conflitos que muitos estão careca de saber e até discorrer sobre como a potência norte-americana se aproveita deles para dominar as regiões com seus soldados, na tentativa de expandir seu imperialismo, e não de ajudar. Afinal, por que eles iam querer a paz mundial se a guerra é muito mais lucrativa financeiramente? (Risos) É, mas a função desse post não é analisar/criticar a política mundial, apesar de eu já ter me aproveitado pra dar uma espetada! 
       A verdade é que são raros os momentos em que temos uma união conjunta de todo uma multidão de pessoas de distintas visões de mundo e classes sociais em torno de um único motivo, uma causa. É raro esse momento, um momento em que as diferenças não importam mais  e os preconceitos são deixados de lado, porque todos estão ali pela mesma razão.
       
       Um exemplo de momento igual a esse é o show de rock. É aí que está a beleza do show de rock. Nele todos estão lá pela banda, todos, independente de raça ou religião, são fãs da banda e curtem rock n' roll! Estão lá para ouvir e ver os artistas que tanto gostam e curtir o show juntos, pois têm esse gosto em comum. E é lindo isso. O poder que o rock e a música em geral têm de criar uma identidade entre as mais diferentes pessoas, de uni-las e de quebrar as fronteiras construidas pela vida e a sociedade é impressionante, parecendo trazer um momento de esperança em uma sociedade tão afastada entre si. Durante uma, duas horas, essas fronteiras são esquecidas, se dissolvem e deixam de existir. E o mais incrível é que a maioria das pessoas não percebe. 
         Me alegra saber que existem ainda meios de reunir as pessoas em torno de uma paixão em comum, fazendo com que se esqueçam as diferenças e os conflitos cessem. Mas ainda é desilusório saber que a tendência hoje é outra, é o isolamento. As pessoas estão se separando uma das outras e essa desagregação, cada vez maior, em pequena escala só se reflete nas guerras em grande escala. O mundo está desunido, isso só abre espaço para mais caos e injustiça, nos colocando cada vez mais longe de qualquer utopia. Essa é a realidade e só depende de nós mudá-la, começando por tentar se aproximar mais daqueles à nossa volta e quebrar nosos preconceitos pessoais. Mais que nunca, precisamos fazer um esforço e sermos mais solidários. Não é tão dificil quanto parece e pode fazer toda a diferença no mundo. Você pode.

3 comentários:

  1. Vc. citou o "roch" como exemplo para agregar os jovens.E´ um momnto único, onde todos se congregam para viver uma alegria também única.É o chamado instinto agrário ou de grupo. O homem, assim como os animais fazem parte da história da humanidade , onde o "homem sózinho" é uma abstração. Ele sempre desde a "Idade da Pedra"uni-se aos seus comparsas para viver as alegrias das "caçadas' ou das "pescarias" Na verdade o maior prazer não era a caça em si, mas o momento em que curtiam as suas alegrias de estar juntos e enriquecer as suas vidas. É o outro, que nos faz crescer, que nos faz amar, que nos faz viver. O homem abandonado ao relento da sorte, não aprende falar, não aprende comer, não aprende viver e certamente irá morrer.Assim vc. foi muito feliz ao citar o "rock" como uma manifestação de agrupar as pessoas, seus pensamentos e sentimentos! Porque será que nesses movimentos as pessoas arrumam seus parceiros e se apaixonam? Eis aí a pergunta!

    ResponderExcluir
  2. Hum, paz mundial e show de rock no mesmo post? Boa conexão... Não que um bate-cabeça seja um exemplo de paz, but..hhaushuahsuahs
    Mas eu concordo plenamente sobre como a música tem o poder de unir as pessoas, independentemente de quem sejam, ou do que façam, ou no que acreditem.
    Não há sentimento melhor do que estar em um show de rock...
    Mas a música em geral tem esse poder. Alguns descobriram isso, e fundaram esse site:
    http://playingforchange.org/
    pra tentar ajudar crianças ao redor do mundo, através da música. Bem legal, eu achei...
    É isso aí. Rock'n'roll baby! o/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do site, Juh! Realmente, uma linda iniciativa!! A música como instrumento pra fazer o bem e mudar a vida das crianças! http://playingforchange.org/

    ResponderExcluir