domingo, 20 de dezembro de 2009

fiasco global

          Mais uma vez, as conferências internacionais comprovam e, galera os fatos tão aí- não adianta discordar, que os líderes mundiais são uns merdas não cumprem seu papel e sua função em representar e zelar pela população. Atender as vontades de um pequeno grupo parece vir primeiro do que as atitudes necessárias para o bem de tudo e todos. O aquecimento global é uma realidade, é inquestionável. A temperatura está subindo e fenômenos climáticos fora do comum já estão ocorrendo. Se o homem continuar abusando da natureza como está acostumado, vai acabar em catástrofe mundial e todos nós, sem excessão de classe, raça ou religião, morreremos.
         Diante disso, a Conferência de Copenhague foi convocada no intuito de que metas fossem tomadas por todos os países agora para evitar esse futuro. Metas desse calibre foram apresentadas? Não! Os países mais poluentes do mundo não se propuseram a uma redução da emissão nem um pouco perto do aceitável. Parece que ninguém percebeu a gravidade da situação. Medidas radicais são necessárias. É a vida da humanidade que está em jogo aqui.
           É, tanto estardalhaço em torno da COP15 para nada! Os governantes decepcionaram. Só pra dar uma quebrada na rotina, né? Já que eles sempre fazem tudo e dão o sangue por seu povo...Por que não deixar todo mundo na mão dessa vez pra variar? 
           A verdade é que isso só mostra como o modelo de governo atual é falho. O fiasco que foi a COP15 é só um reflexo do fiasco que é o modelo de governo que presenciamos hoje no ocidente. Que tipo de democracia é essa em que a vontade da maioria é deixada em segundo plano? Democracia significa governo do povo, mas os governantes que no poder estão não me parecem estar representando o povo que os elegeu.
           Olhando desse ângulo, pode-se concluir que não vivemos hoje uma democracia. O povo não detém, direta ou indiretamente o poder. E é, mais que nunca, necessário mudar isso. Buscar uma forma de governo mais justa. Qual é ela? Não sei dizer. É preciso uma análise do sistema atual como um todo, de sistemas antepassados e da sociedade como um todo. Como derrubar o que está vigente e implantar uma forma nova? Bom, no momento que se encontrar um sistema mais justo para todos e uma grande quantidade de pessoas se der conta disso, é natural uma mobilização de todos para que haja mudança. Hora de repensar tudo que hoje é colocado para nós como realidade imutável.

Um comentário:

  1. Amigo, eu já nem sei se o tal "aquecimento global" é mesmo um fato tão ... inquestionável!

    Mas o que é mesmo inquestionável é a falta de capacidade dessa gente de chegar a um consenso.

    Fato é que para a delegação brasileira, a MAIOR entre todos os países, aquilo deve ter sido uma farra com NOSSO dinheiro! O Brasil mandou para lá quase 900 pessoas! Para se ter uma idéia, a China mandou pouco mais de 200 e os EUA, menos que isso.

    Apareceram muito na TV e devem ter feito muitas compras de Natal na Europa.

    E só.

    @o_colecionador

    ResponderExcluir