

Para Noam Chomsky, o ativismo é o caminho para ligar os pontos e perceber que tudo é fruto de uma única lógica."Se você voltar aos anos 60, os movimentos dos Direitos Civis e da Guerra do Vietnã começaram de maneira muito focada. 'Deveria ser permitido que negros pudessem andar de ônibus' e 'Nós não devemos mandar tropas para o Vietnã'. Essas são questões específicas muito estreitas - ainda que muito importantes. Mas dentro de alguns anos, se tornou um esforço para ganhar um entedimento crítico da maneira como todo o sistema econômico internacional e o sistema internos nos Estados Unidos funcionavam", disse Chomsky em entrevista à Punk Planet em 2000. Vemos claro aí que, na visão dele, primeiro as pessoas percebem os problemas e exigem sua solução, para depois entender que todos os problemas são fruto de como roda o sistema e daí surgir os gigantescos movimentos que realmente mudarão eficientemente a realidade, como foram os dois movimentos citados por Chomsky.
Uma importante ferramenta de integração das pessoas que vejo hoje é a internet. A internet virou um espaço ideal para a manifestação livre de idéias e também para a discussão. Existem já vários blogs independentes, canais de videos no You Tube e comunidades virtuais. Os blogs são essenciais para que cada um possa expor sua visão de mundo e podem ser usados na contramão da ação da grande mídia, que tende a alienar as pessoas. A internet traz as visões mais diferenciadas e uma grande variedade de pontos de vista, já que qualquer um pode passar informação por ela, diferentemente das mídias tradicionais, monopolizadas por uma minoria. As comunidades virtuais são outra ferramenta vital, pois não há apenas a exposição de idéias, como a contraposição de pontos de vista - a discussão. Troca de idéias e argumentação coletiva. Temos pessoas das várias partes do mundo conectadas. Já existem fóruns de discussão sobre os mais diversos temas e assuntos. Segundo Pierre Lévy, por meio dessas comunidades caminhamos para uma Inteligência Coletiva:
Isso tudo posto, tudo que me resta dizer é que as iniciativas de mobilização coletiva são um caminho mais do que válido para buscar um mundo melhor. Pense e faça os outros pensarem. Questione e faça os outros questionarem. Seja criativo. DIY now.