quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

sem espaço para refletir

       Refletir, enxergar e pensar a realidade parece ter se tornado pecado. Quando não estamos trabalhando ou comprando, nosso tempo livre é ocupado pelas várias formas de entretenimento que temos hoje em dia. Não resta tempo para pensar. Todo dia, a grande maioria da população ocidental chega exausta do trabalho e vai logo se jogando no sofá para assistir TV. E na TV aberta, especialmente a brasileira, são raros os programas inteligentes e é minima a minoria que os assiste. Formas de distrações baratas acessam nossas mentes trazendo um mundo de ilusão e tapando nosso olhos da cruel realidade. Depois disso, os telespectadores desmaiam de sono e só abrem de novo os olhos na hora de ir trabalhar. É assim que a mídia trabalha para impedir que paremos e pensamos no mundo.
        Além do entretenimento, temos a parte informativa - os telejornais, o jornal escrito e os sites de notícias - que deformam a informação conforme lhes é de melhor serventia ou simplesmente as repassam como recebem das grandes agências de notícias que hoje monopolizam a maior parte da informação, organizações que distribuem informação mundialmente com a desculpa de serem consideradas as únicas fontes "seguras". As notícias são dadas sem dar espaço para que se reflitam sobre elas, sendo absorvidas igualzinho a todos os outros programas televisivos. O que agrava a situação é que a maioria das pessoas só tem acesso ao telejornal. Sim, existem bons jornais escritos que trazem opiniões diversificadas e até propostas reflexivas, mas a maioria da população não os lê. Existem também inúmeras boas fontes de informação na internet, mas, dos poucos que hoje tem acesso à web, é ainda menor a parcela que não se perde no turbilhão de informações e não acaba se restringindo aos sites grandes, os quais emitem as mesmas notícias mastigadas da televisão. A internet é um universo amplo, mas dificil de filtrar.
        Sem reflexão, não há uma percepção de como, quanto e por que a realidade está tão injusta e desumana. E sem que se percebam os milhares de problemas que tomam nossa sociedade, a imensa desigualdade na qual estamos imersos e a razão de tudo isso, as pessoas acabam passivas, apenas contribuindo e alimentando o desequilibrio, consumindo e trabalhando. Só no momento em que a grande maioria tiver o tempo e o espaço para refletir é que se poderá haver a busca por mudança, a quebra desse sistema falho e a criação de um mundo mais justo. A mídia é fundamental na manutenção do terrível contexto mundial em que vivemos. O importante é tentar ter um olhar crítico diante dela, perceber que aquilo exposto nos jornais é apenas um ponto de vista. Aquilo não é a verdade, a verdade absoluta não existe.

3 comentários:

  1. João vc. levantou um questão muito séria.Poucas pessoas tem coragem de mexer com isso, por conta do tamanho do"Elefante". VC. pensou grande! É preciso refletir sobre as coisas do mundo que nos envolve diretamente.No entanto concordo com vc. mas penso que a mídia é só uma das alças do sistema, que quer vender e lucrar. Basta pensar nos trabalhadores que se desgatam até com "horas extras" muitas vezes envolvendo a ´própria saúde apenas para adquirir uma TV. mais moderna,a sua já está fora de moda!Porque será que essa troca é valida para eles?Vc. "levantou a lebre" mas a Cadeia que envolve o Sistema é muito poderoso.Vc. não acha?

    ResponderExcluir
  2. É, a midia é apenas um dos agentes do sistema!Ela´seria a responsável por alienar as pessoas. Mas claro que aliados a ela temos varios outros fatores responsáveis pelo mundo ser como é. As grandes empresas multinacionaias fabricantes de produtos e fornecedoras de serviços usam da midia para alienar as pessoas da desigualdade e dos problemas, para que assim as pessoas sejam "produtivas" e consumidoras, alimentando o império empresarial capitalista e agravando os problemas mundiais. Mas o ponto de partida para todo esse sistema opressor não são são as grandes industrias de produtos, de entretenimento e propaganda que manipulam a todos subjugando a maioria da população, mas sim a mentalidade. A valorização do "ter" q está incrustrada em nossa forma de ver o mundo atualmente, que eu citei em outro post. Ela é que impulsiona todo o processo, inclusive o cara se matar de trabalhar pra trocar de TV. O materialismo imeadiatista que cultua a sociedade ocidental!

    ResponderExcluir
  3. João, concordo plenamente. Quem tem cabeça pensa, é o SER , quem não tem entra na confusão. Eles querem na verdade, descobrirem como posso ser "importante" para si mesmo!e cai na "boca da Jaca".Não adianta: è problema cultural, Nossa sociedade tem que evoluir muito. Vc. já está dando a sua contribuição. Esse trabalho de "formiguinha" é muito fecundo. Cristo ia as multidões e falava com cada um...

    ResponderExcluir